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Como

Como verificar sua identidade no Airbnb

No Airbnb, a confiança é a base da nossa comunidade, que é formada por milhões de pessoas em todo o mundo que confiam umas nas outras enquanto viajam ou recebem hóspedes.

A verificação da identidade dos nossos usuários representa uma parte fundamental dessa confiança. Nosso processo de verificação de identidade possui uma série de etapas que tomamos para ajudar a garantir que os usuários da nossa comunidade sejam legítimos, para que todos possam se sentir mais confiantes ao usar o Airbnb. Todos os anfitriões, coanfitriões e hóspedes que reservam devem ter sua identidade verificada para usar nossa plataforma.

Embora nenhum processo seja perfeito, isso visa minimizar o comportamento fraudulento, promover a segurança e permitir interações significativas reais na nossa comunidade.

Observação: quando um usuário é verificado por identidade, isso significa que ele ofereceu informações que validamos por meio de nosso processo. Embora esse processo ajude a proteger nossa comunidade, ele não garante que a pessoa é quem afirma ser.

Por que verificamos a identidade

Verificar a identidade dos hóspedes e anfitriões nos ajuda a:

  • Promover a confiança entre hóspedes e anfitriões
  • Aplicar as diretrizes da comunidade do Airbnb
  • Reduzir comportamentos fraudulentos
  • Realizar verificações de antecedentes quando permitido pela lei
  • Investigar ou ajudar na investigação de problemas de segurança e atender a solicitações relacionadas a esses problemas
  • Cumprir as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo leis de pagamento e tributação

Como funciona a verificação de identidade

Exigimos que anfitriões, coanfitriões e hóspedes que reservam sejam verificados em todas as estadias no Airbnb. Algumas experiências no Airbnb também podem exigir a verificação de identidade.

Verificar sua identidade significa verificar certas informações pessoais, como seu nome, endereço, número de telefone ou outras informações de contato. Em alguns casos, podemos fazer isso sem qualquer informação adicional. Em outros casos, talvez seja necessário solicitar mais informações, conforme descrito a seguir. 

Não se preocupe: todas as informações de identidade que você fornecer exceto o seu nome não serão compartilhadas com nenhum anfitrião ou hóspede no Airbnb e serão processadas de acordo com nossa Política de Privacidade.

Quais informações solicitamos

  • Nome, endereço e outras informações pessoais: em alguns casos, as informações pessoais são tudo o que precisamos para verificar sua identidade, mas isso depende de alguns fatores, incluindo o país em que você está ou se detectarmos anomalias em nossa plataforma. Coletaremos seu nome civil durante o cadastro ou a verificação, mas você pode adicionar um nome de preferência a qualquer momento, que vai aparecer para anfitriões e hóspedes.
  • Foto do seu documento de identificação oficial: se não pudermos verificar sua identidade com as informações acima ou se um determinado método de verificação não estiver disponível ou não for eficaz em seu país, poderemos pedir que você forneça uma foto do seu documento de identificação oficial. Pode ser carteira de motorista, passaporte ou carteira de identidade nacional. Você pode obter mais informações sobre os tipos de documentos de identificação permitidos, assim como sobre as diretrizes específicas do país.
  • Selfie: talvez você precise tirar uma selfie, além da foto acima do seu documento de identificação oficial. Não se preocupe, essa selfie não será usada em seu perfil nem mostrada para outros usuários. Se você não conseguir enviar uma selfie que esteja conforme seu documento de identificação oficial, pode entrar em contato conosco para usar outro método de verificação.

Se você não conseguirmos verificar com essas informações, em circunstâncias raras, poderá ser necessário enviar outras provas de quem você é, como certidão de casamento ou ordem judicial, para concluir este processo.

Observação: se você recebe hóspedes como uma empresa, talvez tenhamos que verificar outras informações, como seu endereço residencial ou cidadania. Além disso, se você é residente da União Europeia e recebe renda de aluguel de acomodações, oferece experiências ou atua como coanfitrião — ou se a renda for recebida de uma acomodação/experiência localizada na União Europeia —, você deve verificar outras informações.

Quando solicitamos a verificação

Para hóspedes

Como hóspede, você precisa verificar sua identidade quando reserva uma acomodação ou reserva uma experiência em que o anfitrião exige a verificação. A maioria dos usuários só precisa fazer isso uma vez, e ajudaremos você nas etapas necessárias.

Isso geralmente acontece durante o checkout, quando damos um prazo específico para você concluir. Durante esse período, sua reserva fica pendente, e outras pessoas não podem reservar suas datas. Também enviaremos notificações (como emails, SMS e lembretes push, dependendo das suas preferências) para ajudar você a concluir no prazo. Se não concluir o processo na data definida, sua reserva não será confirmada.

Para anfitriões

Se você está começando como anfitrião, terá que confirmar sua identidade quando criar um anúncio para uma acomodação ou experiência pela primeira vez, ou se recebeu um convite para ser novo coanfitrião de um anúncio. Embora não haja limite de tempo para os anfitriões concluírem a verificação, seu anúncio não será publicado até que você termine. Isso significa que você só pode aceitar reservas quando sua identidade estiver verificada. Da mesma forma, como coanfitrião, você precisará concluir a verificação antes de aceitar seu convite.

Como anfitrião, podemos pedir que você faça uma verificação de identidade periodicamente. Se você não concluir a verificação quando solicitado, seu calendário pode ser bloqueado até que faça isso.

Por fim, se você editar seu nome civil na Conta, também solicitaremos que verifique novamente sua identidade. Podemos fazer isso na hora usando as informações que você já nos enviou, como seu nome e informações de contato, ou pedir que você realize outras etapas de verificação. Quando isso acontecer, as viagens existentes que você reservou não serão afetadas, mas você não poderá fazer uma nova reserva até verificarmos essa alteração.

Como anfitrião, suas reservas existentes também não serão afetadas, mas seu calendário será bloqueado até que você conclua a verificação.

Observação: se você está tentando fazer uma reserva, é fundamental enviar as informações de que precisamos o mais rápido possível. Se o seu check-in começar em até 12 horas, você terá 1h para concluir a verificação. Caso contrário, você precisará concluir a verificação em até 12 horas após confirmar a reserva.

Enquanto sua reserva estiver pendente durante esse período, ela não será confirmada se você não puder concluir a verificação antes do prazo especificado.


Quanto tempo leva o processo

Depois que você enviar suas informações, levamos menos de uma hora para confirmar sua identidade. Isso pode variar de acordo com o país em que você mora e as informações que você enviou.

Confirme se as informações que você enviar são válidas, corretas e atualizadas. Caso contrário, podemos demorar mais para fazer sua verificação de identidade ou talvez precisemos entrar em contato e solicitar outras informações.

Se você for hóspede e estiver fazendo uma reserva, lembre-se de concluir a verificação até o prazo que definimos. Durante esse período, sua reserva fica pendente, e outras pessoas não podem reservar suas datas. Também enviaremos notificações (como emails, SMS e lembretes push) para ajudar você a concluir no prazo.

Dicas em caso de problemas

  • Confira suas mensagens: talvez você tenha recebido mais informações por SMS, email ou telefone. Se você acha que perdeu uma mensagem nossa, siga estas instruções.
  • Use seu nome e sobrenome civis: o nome civil que você informou deve ser o mesmo que consta nos registros públicos ou no seu documento de identificação oficial. Se o seu nome civil for diferente, como ocorre após o casamento ou afirmação de gênero, você pode entrar em contato com nossa equipe de Atendimento ao Cliente para verificar um nome civil alternativo com um documento emitido pelo governo, como uma certidão de casamento ou ordem judicial. Embora você precise usar um nome civil para a verificação, pode adicionar o nome da sua preferência, que vai aparecer para outros hóspedes e anfitriões.
  • Conceda acesso à sua câmera: o aplicativo do Airbnb ou seu navegador pode precisar de permissão para acessar sua câmera. Geralmente, você encontra instruções sobre como dar essas permissões ao Airbnb verificando as configurações do seu navegador ou aplicativo. Se você atualizar essas permissões e continuar sem funcionar, tente atualizar nosso aplicativo ou página da web.
  • Use fotos de alta qualidade: tire fotos em um cômodo bem iluminado e verifique se elas estão nítidas, sem sombras e se encaixam nos limites que designamos durante o processo. Nas selfies, indumentárias religiosas que cobrem a cabeça são aceitas, mas seus olhos, nariz e boca devem estar visíveis. Não se preocupe, sua selfie não será mostrada para outros usuários no Airbnb nem em seu perfil.
  • Tire uma selfie na hora: se for solicitado que você tire uma selfie, ela deve ser tirada no momento do envio; não pode ser uma foto tirada anteriormente. Não se preocupe, ela não aparecerá em seu perfil nem para outros usuários do Airbnb.
  • Use um documento de identificação original e válido: o documento de identificação deve estar dentro da validade e ser original; ou seja, não pode ser uma cópia, PDF ou outra cópia digital. Se o documento tiver dois lados, como carteira de motorista ou documento de identificação nacional, envie fotos da frente e do verso. Observe que também pode ser necessário seguir as diretrizes específicas do país, dependendo da sua localização.

Onde aparece seu selo de identidade verificada

Depois que a verificação for feita, você receberá um selo de identidade verificada. É um selo vermelho com uma marca de verificação ao lado da sua foto do perfil. O selo e o status aparecem em todo o Airbnb. Além disso, ele é exibido em seu perfil na seção Informações confirmadas de [seu nome]. Se você é anfitrião, o selo de identidade verificada também pode ser exibido na página do seu anúncio na seção Anfitrião.

Se você é anfitrião e opera como uma grande empresa, talvez tenha criado várias contas para ajudar a gerenciar todos os seus anúncios. Nesse caso, nas contas de anfitrião conectadas, nem sempre o selo de identidade verificada aparece, mesmo que a empresa que opera a conta tenha sido verificada.

Perda do selo de identidade verificada

Se você alterar suas informações pessoais, como nome civil, ou excluir seu documento de identificação oficial da sua conta, poderá perder o selo de identidade verificada e terá que fazer uma nova verificação para reservar ou receber futuros hóspedes.

    Informações de identidade que o anfitrião pode solicitar

    O Airbnb não compartilha seu documento de identificação oficial com o anfitrião quando você faz uma reserva. No entanto, o anfitrião pode pedir um documento de identificação oficial após a confirmação da reserva se tiver adicionado informações sobre o que é necessário e o motivo na descrição do anúncio no momento em que você fez a reserva, e apenas quando necessário por motivos legais ou de conformidade, como descrito na Política sobre o Uso Fora da plataforma Airbnb.

    A legislação de algumas regiões exige que os hóspedes se registrem junto às autoridades locais. Isso pode ser feito diretamente com as autoridades locais ou diretamente na acomodação por um anfitrião que faça isso em nome delas no momento do check-in. Em outras palavras, se você reservou uma acomodação em uma região onde isso se aplica, o anfitrião de uma pousada, albergue, hotel ou outro tipo de acomodação no Airbnb pode solicitar esse registro.

    Como compartilhamos e gerenciamos seus dados

    Somos uma comunidade construída com base na confiança. Um passo fundamental para conquistarmos essa confiança é sermos claros sobre como usamos suas informações.

    Somente colaboradores do Airbnb e prestadores de serviços terceirizados e autorizados podem acessar as informações que você enviar. Todas as informações são armazenadas e transmitidas de maneira segura. Compartilhamos seus dados de identificação com prestadores de serviços terceirizados e autorizados para ajudar na verificação de identidade. Isso inclui verificar sua identidade, autenticar seus documentos de identificação e realizar verificações de antecedentes (quando permitido pela lei aplicável).

    Excluímos seu documento de identificação oficial após o término de um período de retenção relacionado à finalidade para a qual ele foi coletado, a menos que sejamos legalmente obrigados a mantê-lo. Depois que seu documento de identificação for excluído, continuaremos guardando algumas informações contidas nele, como sua data de nascimento, para fins de gerenciamento da sua conta, conformidade legal e segurança geral. 

    Nós salvamos as informações coletadas durante a verificação de identidade para os fins descritos em nossa Política de Privacidade. Confira a seguir exemplos das informações que coletamos e os fins para os quais podemos usá-las.

    • Dados pessoais que você nos informou, como nome, endereço e data de nascimento:
      • para ajudar nosso processo de verificação de identidade, conforme detalhado acima
      • Investigar problemas de segurança e atender a solicitações relacionadas a esses problemas para proteger nossos usuários na plataforma Airbnb e na comunidade em geral
      • Ajudar em investigações policiais e atender a solicitações relacionadas a essas investigações, como solicitação de informações de órgãos públicos
      • Aplicar as diretrizes da comunidade do Airbnb
      • Estar em conformidade com a legislação aplicável, que inclui as leis de pagamento e tributação
      • Detectar fraudes
      • Fazer verificações de antecedentes, quando permitido pelas leis aplicáveis
    • Seu documento de identificação oficial ou outro documento de identificação que você enviou:
      • para ajudar nosso processo de verificação de identidade, conforme detalhado acima
      • Investigar problemas de segurança que envolvam os usuários da plataforma e a comunidade em geral e atender a solicitações relacionadas a esses problemas
      • Ajudar em investigações policiais e atender a solicitações relacionadas a essas investigações
      • Estar em conformidade com a legislação aplicável, que inclui as leis de pagamento e tributação

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