No Airbnb, a confiança é a base da nossa comunidade, composta por milhões de pessoas do mundo todo que confiam umas nas outras enquanto viajam ou recebem hóspedes, prestam serviços ou criam experiências.
A verificação da identidade dos nossos usuários representa uma parte fundamental dessa confiança. Nosso processo de verificação de identidade inclui várias etapas projetadas para garantir que os membros de nossa comunidade sejam legítimos, proporcionando maior confiança a todos ao usarem o Airbnb. Todos os anfitriões, coanfitriões e hóspedes que reservam devem ter sua identidade verificada para usar nossa plataforma.
Embora nenhum processo seja perfeito, isso visa minimizar o comportamento fraudulento, promover a segurança e permitir interações significativas reais na nossa comunidade.
Observação: nosso processo de verificação de identidade compara as informações de uma pessoa com fontes de terceiros de confiança ou com um documento de identificação oficial. O processo é uma das medidas de segurança do Airbnb, mas não garante que a pessoa é quem afirma ser.
Verificar a identidade dos hóspedes e anfitriões nos ajuda a:
Exigimos que anfitriões principais, novos coanfitriões e hóspedes que reservam concluam a verificação de identidade para todas as estadias, serviços e experiências no Airbnb.
Verificar sua identidade significa verificar certas informações pessoais, como seu nome, endereço, número de telefone ou outras informações de contato usando fontes confiáveis de terceiros ou seu documento de identificação oficial. Em alguns casos, podemos fazer isso sem qualquer informação adicional. Em outros casos, talvez seja necessário solicitar mais informações, conforme descrito a seguir.
Alguns usuários podem optar por usar a tecnologia de reconhecimento facial para concluir a verificação de identidade.
Os métodos de verificação de identidade também podem variar entre as regiões. Por exemplo, os usuários sul-coreanos também podem usar certificados de terceiros para verificação de identidade.
Não se preocupe: todas as informações de identidade que você fornecer para verificar sua identidade não serão compartilhadas com nenhum anfitrião ou hóspede no Airbnb e serão tratadas de acordo com nossa Política de Privacidade.
Se não conseguirmos verificar sua identidade essas informações, em circunstâncias raras, poderá ser necessário enviar outras provas de quem você é, como certidão de casamento ou ordem judicial, para concluir este processo.
Observação: se os anfitriões estiverem recebendo hóspedes como uma empresa, talvez tenhamos que verificar outras informações, como seu endereço residencial ou cidadania, entre outras. Além disso, se você é residente da União Europeia e recebe renda de aluguel de acomodações, oferece experiências ou atua como coanfitrião — ou se a renda for recebida de uma acomodação/experiência localizada na União Europeia —, você deve verificar outras informações de contribuinte.
Como hóspede, você precisa verificar sua identidade quando reserva uma acomodação, serviço ou experiência. A maioria dos usuários só precisa fazer isso uma vez, e ajudaremos você nas etapas necessárias.
Isso acontece geralmente durante o processo de pagamento, quando damos um prazo específico para você concluir. Durante esse período, sua reserva fica pendente, e outras pessoas não podem reservar suas datas. Também enviaremos notificações (como emails, SMS e lembretes push, dependendo das suas preferências) para ajudar você a concluir no prazo. Se não concluir o processo na data definida, sua reserva não será confirmada.
Talvez você precise verificar sua identidade novamente se editar seu nome civil na conta, fizer outras alterações nas informações da conta ou por outros motivos, como quando detectamos um risco.
Se pedirmos que você faça a verificação de identidade novamente, podemos verificar sua identidade na hora usando as informações que você já nos enviou, como seu nome e dados de contato, ou pedir que você realize outras etapas de verificação. Quando isso acontecer, as viagens existentes que você reservou não serão afetadas, mas você não poderá fazer uma nova reserva até verificarmos essa alteração.
Observação: se você está tentando fazer uma reserva, é fundamental enviar as informações de que precisamos o mais rápido possível. Se seu check-in começar em um prazo de 12 horas, você terá 1 hora para concluir a verificação. Caso contrário, você precisará concluir a verificação em um prazo máximo de 12 horas após confirmar a reserva. Enquanto sua reserva estiver pendente durante esse período, ela não será confirmada se você não puder concluir a verificação antes do prazo especificado.
Se você está começando como anfitrião, terá que confirmar sua identidade quando criar um anúncio para uma acomodação, serviço ou experiência pela primeira vez, ou se receber um convite para ser novo coanfitrião de um anúncio. Embora não haja limite de tempo para os anfitriões concluírem a verificação, seu anúncio não será publicado até que você termine. Isso significa que você só pode aceitar reservas quando sua identidade estiver verificada. Da mesma forma, como coanfitrião, você precisará concluir a verificação antes de aceitar seu convite.
Talvez você precise verificar sua identidade novamente se editar seu nome civil na conta, fizer outras alterações nas informações da conta ou por outros motivos, como quando detectamos um risco.
Como anfitrião principal, se você precisar passar pela verificação de identidade novamente, suas reservas existentes não serão afetadas, mas o calendário de todos os anúncios será bloqueado até que você conclua o processo. Os coanfitriões que não são anfitriões principais em um anúncio podem ser removidos dos anúncios se as etapas de verificação de identidade não forem concluídas quando necessário.
Depois que você enviar suas informações, levamos menos de uma hora para confirmar sua identidade. Isso pode variar de acordo com o país em que você mora e as informações que você enviou.
Confirme se as informações que você enviar são válidas, corretas e atualizadas. Caso contrário, podemos demorar mais para fazer sua verificação de identidade ou talvez precisemos entrar em contato e solicitar outras informações.
Se você for hóspede e estiver fazendo uma reserva, lembre-se de concluir a verificação até o prazo que definimos. Durante esse período, sua reserva fica pendente, e outras pessoas não podem reservar suas datas. Enviaremos também notificações (como emails, SMS e lembretes push) para ajudar você a concluir no prazo.
Depois que a verificação for feita, você receberá um selo de identidade verificada. O selo vermelho com uma marca de verificação ao lado da sua foto do perfil é exibido no Airbnb. Além disso, o status de verificação também é exibido no link Identidade verificada no seu perfil. Se você é anfitrião, o selo verificado e o link Identidade verificada também podem ser exibidos na seção Anfitrião do seu anúncio. Se você tocar no cartão de perfil do usuário ou em um link de Identidade verificada, poderá ver o mês e o ano em que o usuário concluiu o processo de verificação de identidade no Airbnb. Alguns usuários podem ter perdido temporariamente o status de verificação de identidade ou foram verificados novamente desde essa data.
Se você é anfitrião e opera como uma grande empresa, talvez tenha criado várias contas para ajudar a gerenciar todos os seus anúncios. Nesse caso, nas contas de anfitrião conectadas, nem sempre o selo de identidade verificada aparece, mesmo que a empresa que opera a conta tenha sido verificada.
Se você alterar suas informações pessoais, como nome civil, ou excluir seu documento de identificação oficial da sua conta, poderá perder o selo de identidade verificada. Neste caso, você terá que fazer uma nova verificação para fazer reservas ou receber futuros hóspedes.
O Airbnb não compartilha seu documento de identificação oficial com o anfitrião quando você faz uma reserva. No entanto, o anfitrião pode pedir um documento de identificação oficial após a reserva se tiver adicionado informações sobre o que é necessário e o motivo na descrição do anúncio no momento em que você fez a reserva, e apenas quando necessário por motivos legais ou de conformidade, como descrito na Política sobre o Uso Fora da Plataforma Airbnb.
A legislação de algumas regiões exige que os hóspedes se registrem junto às autoridades locais. Isso pode ser feito diretamente com as autoridades locais ou na própria acomodação por um anfitrião que faça isso em nome delas. Em outras palavras, se você reservou uma acomodação em uma região onde isso se aplica, o anfitrião de uma pousada, albergue, hotel ou outro tipo de acomodação no Airbnb pode solicitar esse registro.
Somos uma comunidade construída com base na confiança. Para conquistarmos essa confiança, é fundamental sermos claros sobre como usamos suas informações.
Somente colaboradores do Airbnb e prestadores de serviços terceirizados e autorizados podem acessar as informações que você enviar. Todas as informações são armazenadas e transmitidas de maneira segura. Compartilhamos seus dados de identificação com prestadores de serviços terceirizados e autorizados para ajudar na verificação de identidade. Isso inclui verificar sua identidade, autenticar seus documentos de identificação e realizar verificações de antecedentes (quando permitido pela lei aplicável).
Excluímos seu documento de identificação oficial após o término de um período de retenção relacionado à finalidade para a qual ele foi coletado, a menos que sejamos legalmente obrigados a mantê-lo. Depois que seu documento de identificação for excluído, continuaremos guardando algumas informações contidas nele, como sua data de nascimento, para fins de gerenciamento da sua conta, conformidade legal e segurança geral.
Nós usamos as informações coletadas durante a verificação de identidade para os fins descritos em nossa Política de Privacidade. Confira a seguir exemplos das informações que coletamos e os fins para os quais podemos usá-las.