Como definir uma estratégia de preços para sua experiência

Experimente estas dicas de anfitriões de como adicionar descontos, gerenciar custos e atrair hóspedes.
Por Airbnb em 28 de mar. de 2018
Leitura de 5 minutos
Atualizado em 27 de jul. de 2022

Destaques

  • Como atrair os primeiros participantes com um preço inicial

    • Você pode variar os preços da sua experiência em datas diferentes

    • É você quem decide o preço da sua experiência

    Sejam quais forem suas metas de hospedagem, uma estratégia de preços inteligente é um dos segredos para o sucesso. Quem escolhe o preço é sempre você, e pode ajustá-lo levando em consideração a época do ano, os feriados e outras circunstâncias. Abaixo estão apenas algumas sugestões para ajudar a criar um plano de preços de sucesso.

    Para descobrir o que funciona melhor para você e sua experiência, considere seu público-alvo, use um preço inicial, ofereça diferentes descontos e aprenda com outros anfitriões.

    Identifique seu público-alvo

    Tente pensar no seu público-alvo quando for escolher o preço. Quais são os principais atributos e preferências desse público? Quanto essas pessoas poderiam gastar ao sair à tarde ou à noite? Como sua experiência se encaixa na viagem dos participantes?

    Você também pode pesquisar o custo médio de uma refeição ou atividade parecida com a sua, se houver alguma experiência comparável na sua região, e talvez usar essas informações como guia. A ideia é que os hóspedes reconheçam o custo-benefício da sua experiência e que você não cobre um preço muito salgado.

    Entenda seus custos

    Criar uma lista detalhada de todas as despesas envolvidas na experiência pode ajudar você a definir uma estratégia de preços que funcione. Na lista, você pode incluir os custos com transporte ou o local da atividade, as taxas de licença ou autorizações e o preço de materiais, suprimentos ou ferramentas.

    Para reduzir o custo, talvez seja uma boa ideia separar as despesas entre essenciais e extras. Por exemplo:

    • Você poderia comprar materiais em grande quantidade para economizar?
    • Você poderia reduzir as despesas e continuar oferecendo uma experiência de alta qualidade? 
    • Você poderia adicionar algo à experiência gastando pouco ou sem gastar nada?

    Como todas as experiências têm pelo menos um participante, tente evitar custos fixos que não podem ser ajustados dependendo do tamanho do grupo.

    Gabriela, anfitriã no Rio de Janeiro, oferecia inicialmente um coquetel tradicional ao final de sua experiência. Quando percebeu que o custo da experiência aumentou, ela deixou de oferecer o mimo. Com isso, conseguiu baixar o preço da experiência, o que fez as reservas aumentarem, principalmente entre famílias.
    Repensei o que eu oferecia e consegui reduzir o preço. Ajudou bastante!
    Host Gabriela,
    Rio, Brasil

    Ofereça um preço inicial

    Se você for um novo anfitrião de acomodação ou estiver começando a oferecer uma nova experiência, definir um preço inicial mais baixo pode ajudar a atrair seus primeiros hóspedes ou participantes, receber avaliações e divulgar seu negócio. Outro opção para atrair reservas é oferecer promoções para reservas antecipadas e descontos para grupos.

    Ao atrair hóspedes e participantes com um preço inicial, você aumenta suas chances de receber feedback. Talvez seja uma boa ideia oferecer um evento de teste da experiência apenas para pessoas convidadas, como familiares e amigos.

    Peça a todos os participantes que deixem uma avaliação da atividade. Em média, as experiências com cinco ou mais avaliações tendem a receber quase 10 vezes mais reservas nos primeiros seis meses de lançamento do que as que têm menos avaliações.*

    Depois de receber algumas avaliações, você pode pensar em alterar o preço ou tentar oferecer promoções e descontos. De acordo com dados internos do Airbnb, os anfitriões que variam o preço de suas experiências de acordo com o momento têm mais chances de receber reservas do que aqueles que não fazem isso.**

    Considere outros descontos

    Você pode definir descontos editando sua experiência e selecionando Configurações de preço.

    • Promoção de nova experiência: os anfitriões com novas experiências podem oferecer um desconto de 5% a 50% por reserva nos primeiros 30 dias após a publicação do anúncio. Se o desconto for de 20% ou mais, o preço original do anúncio aparecerá riscado, o que pode ajudar a atrair hóspedes. Você não pode ajustar o preço básico enquanto esta promoção estiver ativa.
    • Desconto para reservas antecipadas: os participantes que reservarem com duas semanas ou mais de antecedência ganham um desconto de 20%.
    • Desconto para grupos: você pode escolher o tamanho do grupo (como três ou mais participantes) e a porcentagem do desconto (de 1% a 99%). Para que o desconto seja válido, deve haver um número mínimo de participantes pagantes no grupo.

    Só é possível aplicar um desconto por reserva. Se você tiver vários descontos ativados, o maior desconto elegível será aplicado.

    Teste seus preços

    Um bom momento para testar novos preços é quando a demanda da sua experiência estiver mais alta ou mais baixa.

    Leve em consideração a alta temporada de viagens, como eventos que estão ocorrendo na região, feriados ou festivais, assim como horários ou dias da semana em que certas atividades são populares. Por exemplo, durante o carnaval é possível que haja um aumento de pessoas viajando para o Rio de Janeiro, assim como pode haver menos pessoas visitando Nova York nos meses tipicamente frios e sombrios entre janeiro e fevereiro.

    Tente escolher uma ou duas datas no seu calendário para testar um preço mais baixo ou mais alto. Se você perceber que mais hóspedes estão reservando nesses períodos, talvez seja o momento de ajustar seu preço para refletir a demanda.

    Aprenda com outros anfitriões

    Keshav, um anfitrião em Nova Deli, diz que definir o preço certo é uma parte importante do lançamento de uma experiência. Quando ele começou a oferecer sua experiência, não tinha certeza de quanto os hóspedes estariam dispostos a pagar. Por isso, escolheu um preço inicial que era 80% menor do que cobra atualmente.

    A estratégia deu certo. A primeira reserva que recebeu foi de uma equipe corporativa de 10 pessoas que queriam fazer algo divertido na vizinhança.

    "A pessoa que fez a reserva me disse que não pensou duas vezes antes de reservar minha experiência porque o preço não era muito arriscado e as fotos e a descrição da atividade pareciam promissoras", conta Keshav. "Com isso, tive mais confiança para fazer os ajustes necessários", como aumentar o preço.

    Keshav aconselha a não usar o mesmo preço por um longo período, especialmente no começo. "Experimente e mude seu preço levando em consideração fatores como a temporada de turismo, festivais internacionais e a relevância da experiência que você oferece na região".

    De qualquer forma, é você quem escolhe o preço da sua experiência. Esperamos que estas dicas ajudem você a encontrar o equilíbrio ideal para seus preços, tanto para os participantes quanto para o sucesso do seu negócio.

    *Com base em dados internos globais do Airbnb que medem o número médio de reservas e avaliações de hóspedes entre novembro de 2020 e novembro de 2021.

    **Com base em dados globais internos do Airbnb que medem as mudanças no preço e no número de dias sem reservas para experiências anunciadas entre 1º de janeiro de 2021 e 30 de junho de 2022.

    As informações presentes neste artigo podem ter mudado desde a publicação.

    Destaques

    • Como atrair os primeiros participantes com um preço inicial

      • Você pode variar os preços da sua experiência em datas diferentes

      • É você quem decide o preço da sua experiência

      Airbnb
      28 de mar. de 2018
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