Como receber seus primeiros hóspedes no Airbnb

Crie sempre uma estadia inesquecível para os hóspedes.
Por Airbnb em 20 de nov. de 2019
Leitura de 3 minutos
Atualizado em 11 de jun. de 2024

Talvez você tenha dúvidas sobre como se preparar para receber os primeiros hóspedes. Confira aqui algumas dicas para criar uma experiência tranquila.

Tenha um processo de check-in simples

Organize um processo simples e confiável. Adicione instruções de como chegar ao seu espaço, um método de check-in e o passo a passo das instruções de check-in na guia de chegada do anúncio. Muitos hóspedes preferem a praticidade do self check-in, que permite a eles entrar na acomodação sem que você esteja lá.

Os hóspedes podem acessar as instruções de check-in nas informações da viagem 48 horas antes do horário agendado para o check-in ou 24 horas antes se você tiver uma política de cancelamento flexível.

Antecipe as necessidades dos hóspedes

Cada hóspede é diferente, mas a maioria espera ter acesso a alguns itens e informações. Siga estas etapas para proporcionar uma estadia confortável.

  • Estoque o básico. Isso inclui toalhas, roupas de cama, travesseiros, sabonete e papel higiênico.

  • Fique à disposição. Tenha um plano de como você resolverá os problemas rapidamente e lembre aos hóspedes que eles podem entrar em contato se algo acontecer.

  • Adicione um guia da casa. Forneça informações importantes, como acesso à internet e o uso de eletrodomésticos. Deixe uma versão impressa que os hóspedes possam encontrar facilmente.

  • Adicione um guia. Compartilhe suas dicas de morador local, incluindo lugares para jantar, fazer compras, passear e curtir o ar livre.

Comunique-se desde o início e com frequência

Cada interação que você tem com os hóspedes é uma oportunidade de definir expectativas e mostrar que se importa com as necessidades deles.

  • Crie um ambiente acolhedor. Priorize práticas de inclusão para que todos os hóspedes se sintam confortáveis no seu espaço. Comece perguntando o que ajudaria a fazer que se sentissem em casa.

  • Mostre compreensão. Tente considerar cada situação do ponto de vista do hóspede.

  • Responda com rapidez. Ter uma boa taxa de resposta ajuda o anúncio a aparecer em uma posição melhor nas buscas dos hóspedes no Airbnb. Use o aplicativo para se comunicar rapidamente e configure mensagens programadas para fornecer informações úteis em momentos importantes, como o check-in.

Confira aqui alguns exemplos de mensagens que você deve considerar agendar em determinados momentos. Esses exemplos usam variáveis, espaços que são preenchidos automaticamente com as informações da reserva, do anúncio e do hóspede. É importante inseri-los no menu suspenso, porque eles não funcionarão se você digitá-los manualmente.

Mantenha o seu espaço limpo e arrumado

Os hóspedes esperam encontrar um espaço limpo quando chegam. Crie uma rotina que envolva a limpeza de todas as superfícies, pisos e tecidos.

  • Verifique se há manchas, sujeira e cabelo. Os pontos comumente negligenciados incluem debaixo da cama, dentro das gavetas e cortinas.

  • Escolha aromas neutros. Aromas fortes de qualquer tipo podem ser desagradáveis para os hóspedes. Abra as janelas durante a limpeza e use desinfetantes suaves e multiuso. 

  • Remova ou guarde itens pessoais. Assim, seu espaço pode ficar mais acolhedor e menos bagunçado.

Peça e dê avaliações

Você e os hóspedes têm até 14 dias após o checkout para deixar uma avaliação. As avaliações ficam ocultas até que você e o hóspede enviem a avaliação ou o período de 14 dias termine. Os hóspedes também podem dar avaliações por estrelas pela experiência como um todo e em seis subcategorias: limpeza, exatidão, check-in, comunicação, localização e custo-benefício.

As primeiras avaliações são particularmente importantes. Sua pontuação geral é exibida no anúncio depois que você recebe três avaliações, e pode afetar sua classificação nos resultados de busca. Considere agendar uma mensagem no dia do checkout para pedir aos hóspedes que avaliem a estadia.

Tenha uma postura honesta e respeitosa ao deixar avaliações e use os mesmos padrões para avaliar todos os hóspedes. O processo de avaliações ajuda a consolidar a confiança de hóspedes e anfitriões.

Série de aprendizagem: como receber hóspedes pela primeira vez

Conferir mais dicas

As informações presentes neste artigo podem ter mudado desde a publicação.

Airbnb
20 de nov. de 2019
Essa informação foi útil?